03 setembro 2005

Ladainha da Vergonha...




Ladainha da Vergonha...
Por Ira Brito

Deveríamos corar de vergonha... O escândalo da miséria deveria nos envergonhar. Crianças passando fome, perambulando pelas ruas, vendendo qualquer coisa deveria nos envergonhar. A morte de nossos índios, das crianças indígenas, dos pequenos inocentes deveria nos envergonhar. Idosos desrespeitados em filas de hospitais, em filas da previdência social deveria nos envergonhar. O preconceito racial e de classe em nosso país deveria nos envergonhar. A violência urbana deveria nos envergonhar. O medo que nos faz refém do semelhante deveria nos envergonhar. O abismo entre pobres e ricos no Brasil deveria nos envergonhar. O pedantismo da elite brasileira deveria nos envergonhar. Os privilégios dos deputados de nossa república deveria nos envergonhar. A corrupção na política deveria nos envergonhar. A religião que comunga com o sistema opressor e explora os pobres deveria nos envergonhar. O trabalho escravo de trabalhadores urbanos e rurais deveria nos envergonhar. A exploração sexual de crianças e jovens deveria nos envergonhar. A multidão de seres humanos que vivem jogados nas calçadas de nossas metrópoles deveria nos envergonhar. O alto lucro dos bancos e a baixa renda do trabalhador deveria nos envergonhar. Sim, deveríamos corar de vergonha de toda a ladroagem que há em nosso país enquanto o trabalhador honesto vive contando as moedinhas para completar o dinheiro do leite, do pão, da água, da luz, de tudo para viver dignamente.
O silêncio não pode imperar. Não se pode calar perante o poder que gera a miséria de tantos irmãos. Há um mal estrutural a ser combatido.

Um comentário:

  1. Antônio,
    Vergonha creio que até o brasiliero tem, falta GARRA, iniciativa, união, perseverança, atitude, coisas que nos foram tolhidas por mais de 20 anos de ditadura militar. Não sou um revolucionário, mas impedir que se tenha liberdade de expressão, só se ouve, lê ou assite o que previamente "alguém" censurou, e pior, com a ameaça de cumprir o que se diz ou ser condenado a engrossar uma lista interminável de "desaparecidos". Isto foi aos poucos fazendo com que o brasileiro aceitasse sem reclamar os mais absurdos abusos humanitários, econômicos e políticos, e apesar de findada a ditadura, "ganhamos" esta herança de um povo que desaprendeu a brigar por justiça. É lamentável, mas é verdade.
    Um abraço e siga trabalhando, tá bonito!

    ResponderExcluir